Os consumidores devem poder beneficiar de melhores televisores, frigoríficos, micro-ondas e outros equipamentos do dia-a-dia que pelo mesmo preço de desempenho gastem menos energia. Infelizmente, alguns fornecedores e distribuidores não estão a cumprir as regras. O projeto europeu MarketWatch pretende identificar as empresas que não respeitam as regras, fazem aumentar as nossas faturas de energia e contribuem para o aquecimento global.

O projeto MarketWatch

Dezasseis parceiros de organizações civis europeias formam o consórcio do MarketWatch. Através de uma campanha minuciosa de verificação de equipamentos usados pelos consumidores no seu dia-a-dia em lojas físicas e de venda online, o MarketWatch pretende identificar os fabricantes e retalhistas que não cumprem os regulamentos da UE privando os consumidores das poupanças energéticas que julgam estar a obter. Ao longo do projeto irão decorrer três fases de visitas a 110 lojas físicas e 110 lojas online (660 no total), 100 testes simples e 20 testes completos em laboratório, cujos resultados terão aplicação nos 10 países participantes. O envolvimento de organizações que partilhem as mesmas preocupações é bem-vindo, se quiser colaborar envie-nos uma mensagem.

Relevância do projeto

A legislação de conceção ecológica de produtos e rotulagem energética impõe aos produtos limites no consumo energético e outros critérios ambientais. A fiscalização de mercado tem como função assegurar a igualdade de condições para fornecedores e distribuidores no que diz respeito ao cumprimento da normativa, o que por sua vez contribui para reduzir as nossas faturas elétricas. Considerando apenas a Diretiva de Conceção Ecológica estima-se que a Europa poderia poupar anualmente 90 mil milhões de euros até 2020, o que corresponde a 280€ por família na UE. Também o clima beneficia do cumprimento dos regulamentos e a execução deste projeto prevê evitar a emissão anual de dois milhões de toneladas de CO2. Mas infelizmente, nem sempre a normativa é aplicada…

Fiscalização de mercado insuficiente

As atividades de fiscalização de mercado variam entre países. Estima-se que até 20% das poupanças derivantes da aplicação das duas diretivas sejam perdidas devido à entrada no mercado e nas nossas casas de produtos não conformes e com desempenho insuficiente. Este facto comporta um elevado desperdício de energia, cerca de 100TWh por ano, equivalente ao consumo doméstico de eletricidade de toda a Europa Oriental, para além de se traduzir em faturas mais elevadas para todos. O MarketWatch pretende auxiliar as autoridades nacionais na sua função de controlo do mercado, partilhando os resultados das nossas atividades e ajudando-as a individuar as áreas problemáticas.

Financiamento do projeto

O projeto é cofinanciado por um período de três anos pelo Programa Energia Inteligente – Europa da União Europeia. Os conteúdos são da inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião das Comunidades Europeias. Nem a EACI nem a Comissão Europeia são responsáveis pelo uso que possa ser dado à informação aqui apresentada.

MW-partners-logos-grouped-web-version