Resultados dos testes laboratoriais

Descubra nestas três infografias os resultados obtidos pelo Projeto MarketWatch, onde foram identificados vários equipamentos suspeitos de consumirem mais energia face ao declarado pelos fabricantes. Saiba o que isso representa em termos de consumos energéticos e qual o impacto na fatura final do consumidor.

MarketWatch em números

MarketWatch – testes laboratoriais

O consumo energético extra

Guia para retalhistas

A publicação, preparada pela Quercus e pelo consórcio MarketWatch, destina-se aos retalhistas de produtos sujeitos aos regulamentos de etiquetagem energética. Este documento pretende resumir as principais obrigações legais dos retalhistas das lojas físicas e online, e fornecer informação para que estes possam ajudar, da melhor forma, os consumidores durante a compra de um novo produto. Para além dos aspetos legislativos, são também explicadas, resumidamente, as etiquetas energéticas das diversas categorias de produtos. Esta publicação pode ser descarregada em formato digital aqui. Caso pretenda uma cópia impressa entre em contacto com o parceiro nacional do projeto, a Quercus.

Um em cinco eletrodomésticos testados pelo MarketWatch consome mais energia do que o declarado

O MarketWatch encarregou laboratórios acreditados de verificar a conformidade de produtos com a legislação europeia de eficiência energética, seguindo as metodologias oficiais.

No total foram encontrados 18 produtos que não respeitam a legislação. Somando o consumo extra, originado pela diferença entre os consumos declarados e os medidos, atinge-se o valor de quase 300€ em custos com eletricidade não declarada, que é consumida ao longo do tempo de vida destes aparelhos.

Para ler o comunicado completo, clique aqui, e para mais informações sobre os testes e resultados, consulte o relatório completo.

Saiba como verificar alguns requisitos de etiquetagem e conceção ecológica nos aparelhos à venda nas lojas

As etiquetas energéticas são uma ferramenta fundamental para orientar o consumidor nas suas escolhas. Para tal, deve ser corretamente exibida nos produtos à venda nas lojas físicas e online.

O consórcio do MarketWatch preparou um guia para que ONG’s e consumidores possam verificar alguns dos requisitos de etiquetagem energética e de conceção ecológica.

Para qualquer esclarecimento sobre esta matéria entre em contacto connosco.

 

Quem está e quem não está a cumprir as regras?

Registe-se no evento final do MarketWatch

O quê: O projeto MarketWatch verificou 600 lojas e 25.000 produtos em vários países Europeus, ao longo de três anos, para avaliar se os retalhistas e produtores estavam a cumprir as regras de etiquetagem energética e conceção ecológica. Os resultados sugerem que algumas tipologias de lojas são particularmente problemáticas. Os testes completos e simplificados apontam irregularidades a um em cada cinco produtos, especialmente no caso das máquinas de lavar louça, iluminação e standby. Após a apresentação dos resultados, realizar-se-ão duas sessões de debate para discutir o papel que a sociedade civil pode apresentar na regulamentação da monitorização e o papel que a tecnologia pode ter na vigilância de mercado.

Quando: 2 Março 2016 | 13:30-18:15 | Cocktail final até às 19:30

Onde: Maelbeek Room, Residence Palace, Wetstraat 155, 1040 Bruxelas

Quem: Oradores convidados da Comissão Europeia, Autoridades Belgas, CECED, Independent Retail Europe e ANEC

FAÇA AQUI O SEU REGISTO até 25 Fevereiro

Resultados da 3ª Campanha revelam melhoria na conformidade online

Terminou recentemente a 3ª campanha de visitas a retalhistas com o objetivo de verificar se os produtos cumpriam alguns dos requisitos de etiquetagem energética e conceção ecológica. A campanha abrangeu, em Portugal, 12 lojas físicas do distrito de Lisboa e 11 lojas online, onde foram verificados quase 2400 modelos, de 11 categorias de produto diferentes. Embora, nesta campanha, a percentagem de conformidade das lojas físicas seja quase o dobro das lojas online, na primeira campanha a diferença entre ambas era muito superior – as lojas físicas atingiram um valor de 74% enquanto as lojas online, uns escassos 3% (ver tabela). É também nestas últimas que se verificam menos produtos sem etiqueta (ou sem informação). Estes resultados mostram que a obrigatoriedade imposta pelo regulamento de etiquetagem na internet e também o esforço do Projeto MarketWatch, em colaboração com os retalhistas, tem surtido algum efeito.

Quadro_comparação_resultados_campanhas

Consulte também o relatório global da 3ª Campanha de visitas (em inglês).

Ainda com um ano pela frente eis os resultados que o MW já obteve!

O Projeto Market Watch termina daqui a um ano, mas os resultados alcançados são já dignos de nota, senão veja:

  • Verificada a presença da etiqueta energética em 67.000 produtos e enviadas mais de 100 cartas aos retalhistas para os alertar
  • Produzidos cerca de 200 artigos de imprensa que alcançaram, só no Reino Unido, mais de 17 milhões de pessoas
  • Realizadas cerca de 30 reuniões com autoridades nacionais
  • Conquistado o interesse de 250 organizações que subscreveram a nossa newsletter

Nos próximos 6-8 meses o ritmo de atividades aumentará, com a conclusão da segunda campanha de visitas às lojas e a realização de ensaios laboratoriais a produtos. Mantenha-se atualizado consultando a nossa página.